Gastronomia




Jantar à russa






É habitual os russos se reunirem à mesa para uma grande refeição ao final do dia. Utilizar um serviço à russa é praticar o modo muito elegante e teatral para encantar seus convidados. O sucesso do seu jantar não depende apenas de refeições deliciosas, mas também de demonstração de sua hospitalidade, que é uma grande virtude da Rússia.


Considere incorporar motivos tradicionais russos na decoração de mesa, tais como utensílios de mesa de madeira e decoração com tigelas e pratos coloridos. Khokhloma são itens típicos que capturam o folclore russo e arte festiva com cores luminosas de vermelho, dourado e preto.

Primeiro são servidos os aperitivos que podem incluir diferentes saladas, salgados arenque, picles e vegetais em conserva, tomates marinados, tortas de carne ou de repolho, carnes frias, pão preto, peixe defumado, caviar preto e vermelho. É costume servir uma deliciosa variedade de petiscos quentes e frios.



As beterrabas são muito populares na culinária russa e incluídas em muitos pratos tradicionais, como a deliciosa sopa de beterraba conhecida como borscht. De fácil preparo, você vai surpreender seus convidados. Acompanha o pão de centeio escuro, que é o tipo mais usado na Rússia.



O Caviar é muito popular na Rússia e é frequentemente servido com pão, batatas ou panquecas finas conhecidas como blinis. É comum espalhar manteiga e caviar vermelho em cima do pão marrom escuro ou um pouco de creme azedo e caviar preto em cima do blini - é uma experiência verdadeiramente única e de bom gosto.



A vodka é a bebida favorita na Rússia, que pode ser servida durante todo o jantar. É habitual o brinde à saúde no tilintar dos copos. Depois de uma segunda rodada de brindes, são servidos os pratos principais, que vem da cozinha em peças inteiras e decoradas.



Os pratos são apresentados aos convidados com coreografia e a seguir são trinchados e reorganizados numa nova montagem diante dos convidados numa mesa auxiliar. O grande astro do serviço à russa é o "trancheur". O prato principal geralmente inclui batatas misturadas com endro e algum tipo de carne, como cordeiro, kebob shish, strogonoff de carne, frango kiev, ou folhas de couve recheadas com carne moída.

Os alimentos são colocados nos pratos e servidos pela direita de cada convidado, seguindo a ordem de precedência: serve-se primeiro a mulher que está à direita do dono da casa ou anfitrião e depois à da esquerda. Somente após servir todas as mulheres é que os homens são servidos. Primeiro o que está à direita da anfitriã ou dona da casa, por último, o anfitrião. Em almoços e jantares protocolares o serviço segue a ordem de precedência, sem distinção para as senhoras.



A inconveniência da coreografia de apresentação para muitos convidados é que a remontagem dos pratos demanda um certo tempo e a comida ao ser servida já chega fria. No entanto, pode-se restringir a coreografia apenas à sobremesa flambada ou decorada para finalizar o banquete. Outra opção é o Trifle usando diversos pedaços de bolos diferentes embebidos com vinho, xarope doce ou suco de frutas, servido em taças ou em copos.



Após a refeição, é tradição servir o chá preto forte em samovar russo. Acredita-se que o chá feito em samovar desenvolve sabor e gosto excepcionalmente bons. Os cubos de açúcar são servidos em separado juntamente com os bolos. Seus convidados ficarão fascinados por essa tradição russa secular!



Tal como diz o provérbio russo "sem pão, não há refeição", o pão é acompanhamento obrigatório dos pratos principais e das sopas. É fácil explicar isso. A Rússia foi sempre rica de culturas cereais.

Pelmeni é um prato da culinária russa que pode ser encontrado em diversos países da Europa de leste. Consiste num recheio de carne picada, envolvido por uma massa fina, feita de farinha e ovos, com leite ou água, resultando em pequenos pastéis com cerca de 2-3 cm de diâmetro e forma mais ou menos esférica. A carne pode ser de porco, ovelha, vaca ou qualquer outro tipo, podendo ser usada uma mistura de várias carnes. A receita tradicional dos Urais exige 55% de bovino e 45% de porco para o recheio. Com frequência, são adicionadas especiarias, tais como a pimenta, e cebolas ao recheio.

Normalmente, são armazenados congelados e preparados imediatamente antes de serem consumidos, em água a ferver, até entre 2 a 5 minutos após começarem a flutuar. O prato resultante é servido com manteiga e ou natas frescas (a mostarda, o ketchup e o vinagre também são populares). Algumas receitas também sugerem que sejam fritos, após a cozedura, até que dourarem.
Existem diferenças regionais na preparação do pelmeni. Nos Urais, são sempre fervidos em água, enquanto na Sibéria são fervidos em caldo de carne.



A origem do pelmeni não é clara e existem várias versões. A mais aceite afirma que a receita foi descoberta nos Urais por exploradores russos, que observaram que a população local usava um prato semelhante (chamado "pelnian", literalmente "orelha de urso", na língua local), que consistia em pedaços de carne envolvida num pão muito fino. Em consequência, mais a oeste, na Polónia, o pelmeni é conhecido como "uszka", que também significa orelhas. Outra teoria indica que o pelmeni foi inventado por caçadores, que precisavam de uma comida leve, fácil de fazer e nutritiva, para levarem com eles em caçadas longas (pode ser mantido congelado por muito tempo, sem perder qualidade e sabor, e a água da cozedura faz uma boa sopa). Existe ainda umateoria defendendo que a sua origem não se encontra na Rússia, mas na China, explicando a utilização da pimenta, que não é nativa da Rússia e teria que ser importada. De qualquer forma, existem documentos que provam a existência de pelmeni na Rússia já no século XVI.


2 comentários:

  1. Olá! Parabéns por um artigo tão informativo! Tem muitas coisas interessantes nele, mesmo que algumas parecem um pouquinho exagerado. Por exemplo, samovar não é usada hoje em dia. É uma peça bastante cara e algo que você poder ver nos museus ou alguns lugares especiais. Algumas pessoas que gostam das coisas antigas têm em casa, mas não usam tanto. Também não estou de acordo que vodka é a nossa bebida favorita. Assim parece que bebemos vodka em vez de água ))) Mas muitas pessoas, especialmente mulheres não gostam de vodka. Eu, sendo russa nem bebo alcool :-) Eu escrevo sobre comida russa no meu blog "Comida Russa de Verdade". Se quiser, visite.

    ResponderEliminar
  2. Os pratos são apresentados aos convidados com coreografia e a seguir são trinchados e reorganizados...Alguém pode me explicar?!

    ResponderEliminar